SAP usará IA generativa da Microsoft
Assunto do momento é um dos destaques do SAP Sapphire, que acontece em São Paulo.
A SAP anunciou que vai usar inteligência artificial generativa da Microsoft (investidora da OpenAI, startup americana por trás do ChatGPT), na SuccessFactors, plataforma de gestão de experiência humana (HXM, na sigla em inglês) da multinacional alemã.
A parceria foi anunciada durante o SAP Sapphire 2023, principal conferência da companhia para clientes, especialistas e parceiros, que tem a sua edição sul-americana em São Paulo entre os dias 1 e 2 de junho.
Na prática, as duas empresas devem colaborar na integração da SuccessFactors com o Microsoft 365 Copilot, recurso de IA da companhia, e o Copilot no Viva Learning, hub de aprendizagem centralizado no Microsoft Teams.
Com isso, a ideia é possibilitar a criação de descrições de trabalho, verificações para detectar tendências e o acesso a modelos de linguagem que analisam e geram linguagem natural para criar recomendações de aprendizado personalizadas.
À medida que o aprendizado é concluído, o portfólio SAP SuccessFactors é atualizado automaticamente, fornecendo às empresas uma visão em tempo real do cenário de habilidades em sua organização.
Além disso, a SAP aproveitará a API do Azure OpenAI Service para oferecer aos entrevistadores no Microsoft Teams sugestões de perguntas.
Elas serão feitas com base no currículo de um candidato, na descrição do trabalho e em trabalhos semelhantes, com base em dados e cursos das soluções da SuccessFactors.
“No ano passado, o SuccessFactors gerenciou 6 milhões de novas requisições de trabalho e, em cada uma, uma descrição da vaga teve que ser criada por um gestor. Com a IA da Microsoft, agora nós podemos automatizar isso e fazer em segundos uma tarefa que demoraria horas”, resumiu Scott Russell, membro do conselho executivo da SAP, no keynote do evento.
De acordo com Russell, que lidera a área de sucesso do cliente da companhia, a Microsoft também é um dos maiores clientes do RISE with SAP, iniciativa da multinacional para acelerar a migração dos clientes para a nuvem, e roda o SuccessFactors em centenas de companhias com centenas de milhares de clientes.
“Os dados e contexto de processos de negócios que a SAP detém é uma das coisas mais importantes para qualquer negócio evoluir. Então é muito empolgante ver as duas empresas inovando juntas e trazendo benefícios para todos que se interessarem”, afirmou Satya Nadella, chairman e CEO da Microsoft, em uma participação por vídeo.
A SAP pagou US$ 3,4 bilhões pela SuccessFactors, uma startup quente de gestão de recursos humanos, ainda em 2011. Na época, a SuccessFactors tinha meia dúzia de clientes no Brasil.
Desde então, a SAP vem montando um canal para o produto. Em 2016, inaugurou um data center no Brasil, um investimento de R$ 19 milhões com o objetivo de hospedar o software para o mercado brasileiro.
Hoje, a solução tem mais de 9 mil clientes e 220 milhões de usuários em mais de 200 países. A empresa não abre os números por país, mas afirma que o SucccessFactors teve crescimento na casa dos dois dígitos (qualquer coisa abaixo de 100%, portanto) no Brasil no segundo e terceiro trimestres de 2022.
Entre os clientes locais, estão nomes como JBS, Embraer, Grupo Votorantim, Dafiti, Gerdau e Porto Seguro.
MAIS IA GENERATIVA VEM POR AÍ
Durante o SAP Sapphire 2023, a multinacional alemã também destacou a chegada de pelo menos outros três recursos que utilizam IA generativa, o tema mais quente do momento quando se fala em tecnologia.
Um deles será no aplicativo SAP Transportation Management e será utilizado para aumentar a precisão das entregas de pedidos de frete em clientes dos setores automotivo e de manufatura.
O recurso, que deve ser disponibilizado no quarto trimestre deste ano, permite que a solução automatize as verificações manuais de recebimentos de mercadorias e notas de entrega, além de prometer acelerar o tempo de retorno sem exigir que os clientes invistam em treinamento ou modelos de documentos.
Outro anúncio, atualmente em estágio alfa, é o SAP Digital Assistant. Integrado ao site SAP Start, a solução utilizará IA generativa para fornecer aos vendedores e equipes de suporte insights, criar recomendações e gerar conteúdo automaticamente para personalizar as experiências do cliente.
Além disso, a tecnologia será incorporada à solução SAP Signavio Process Manager, para que os analistas de processos possam identificar rapidamente os modelos e KPIs mais adequados e prontos para uso, acelerando o aprimoramento ou a redefinição de processos e agilizando a pesquisa na documentação do produto. Neste caso, o lançamento está previsto para este ano.
“O tema de inteligência artificial não é novidade para a SAP. Hoje nós já temos 130 cenários embarcados nas nossas diferentes soluções que utilizam da IA. O que é novidade é a IA generativa. A gente já vem fazendo o uso da identificação de padrões e sugestão de ações, mas agora ela passa a criar conteúdo também”, explica Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil.
Realizado pela SAP desde 1989, o SAP Sapphire acontece em apenas três locais neste ano: Orlando, Barcelona e São Paulo. Na capital paulista, a edição reúne 2 mil pessoas em mais de 260 sessões de conteúdos como palestras, demos e showcases com especialistas.
*Luana Rosales participou do SAP Sapphire, em São Paulo, a convite da SAP.
Fonte: https://www.baguete.com.br/noticias/01/06/2023/sap-usara-ia-generativa-da-microsoft
Deixe um comentário