Rio Grande do Sul é 100% Office 365
Procergs migrou 58 mil servidores do governo gaúcho para a solução da Microsoft.
A Procergs concluiu nesta semana a migração de 58 mil servidores de 49 secretarias e órgãos da administração direta e indireta para o Office 365, solução na nuvem da Microsoft para comunicação e escritório.
O processo foi feito de maneira escalonada desde março. A conclusão foi a migração dos 5,6 mil servidores da Polícia Civil, ainda em outubro.
Com a conclusão do processo, agora todos terão acesso ao pacote com cerca de 25 programas que permitem a execução de ações que vão desde a edição de texto, planilhas de cálculos e apresentações até o uso de e-mails, calendários, chamadas de áudio e vídeo, compartilhamento de documentos, entre outros.
No pacote de aplicativos aos quais os servidores agora têm acesso estão os conhecidos Word, PowerPoint e Excel (Pacote Office) e Outlook, mas também o Teams, programa para realização de reuniões virtuais, chamadas de voz e chat, e o One Drive, serviço para armazenamento de documentos e compartilhamento.
“Desde a sua concepção, este projeto foi formatado dentro do conceito de serviço transversal. Trata-se de uma ferramenta completa, que possibilita o trabalho colaborativo visando a geração de resultados, a partir de uma série de recursos que a plataforma Office 365 oferece”, afirma o diretor-presidente da Procergs, José Antonio Leal.
A implementação, que não teve o valor revelado, foi feita através de uma nova modalidade de compra pública no Rio Grande do Sul, os chamados “contratos de serviços transversais”.
A ideia é fazer compras em volume de serviços que podem ser compartilhados por diversas secretarias e órgãos e já foi usada para comprar antivírus e telefonia fixa, com novas compras em fase de planejamento, como telefonia móvel, suporte de TIC, entre outros.
Com a implementação do Office 365, saiu de cena no Rio Grande do Sul o Expresso, uma solução open source mais focada em e-mail, criada em 2005 pela Celepar, estatal paranaense de processamento de dados.
O Expresso chegou a ter uma presença maciça na administração pública em nível federal durante as administrações petistas, mas já vem em muitos anos em queda livre.
Das 500 mil contas registradas no auge a nível federal, sobravam 56 mil em 2016, quando da última divulgação da cifra. A cifra hoje provavelmente se aproxima a zero, com o avanço na administração pública de soluções na nuvem de grandes provedores internacionais.
A vida é feita em ondas, da cor do mar, já dizia aquela música do Lulu Santos.
Em julho de 2013, quase 10 anos atrás, o governo do Rio Grande do Sul assinou uma medida que tornava obrigatória a adoção na administração pública do LibreOffice, uma versão open source do Office da Microsoft.
O software rodava localmente, combinado com o Expresso, em um mundo no qual a adoção de soluções na nuvem ainda engatinhava. De acordo com dados do Gartner da época, o Google Docs ainda nao chegava a 2% dos usuários de suítes de escritório no mundo.
A assinatura foi feita durante o Fórum de Software Livre em Porto Alegre, um evento de alcance mundial que servia como um centro da discussão sobre adoção de software open source na administração pública e no qual a Microsoft era sempre o grande vilão, e hoje não existe mais.
Fonte: https://www.baguete.com.br/noticias/09/11/2022/rio-grande-do-sul-e-100-office-365
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